Agricultor trabalhando na lavoura. Economia solidária.

Cooperativismo de Plataforma e Trabalho Decente na Agricultura Familiar

O projeto “e-COO: Cooperativismo de Plataforma: Inovação e Tecnologia Social para o Fortalecimento da Agricultura Familiar da Região Geográfica Imediata de Pelotas” é uma proposta tecnológica para facilitar a comercialização de produtos da agricultura familiar.

Em contraste com as formas de trabalho capitalistas, o projeto opera na interface da economia solidária, tecnologia social e cooperativismo de plataforma alinhado ao trabalho decente. A plataforma está sendo validada no território associado à metade sul do estado do Rio Grande do Sul. Essa região possui baixo IDH onde a agricultura familiar é um dos setores econômicos presentes.

A Região Imediata de Pelotas é composta pelos seguintes municípios: Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

O e-COO se constitui em três frentes de trabalho complementares. Uma, atua na articulação dos atores envolvidos: agricultores, poder público, universidade e sociedade. A segunda, busca fornecer uma ferramenta que instrumentalize e facilite os processos de comercialização dos produtos. Finalmente, a terceira frente, refere-se à produção de conhecimento científico para auxiliar no diagnóstico e na tomada de decisão do poder público. A fim de melhorar as condições de trabalho e de vida dos agricultores familiares, essenciais para alimentar e sustentar toda a sociedade brasileira.

Leia mais sobre o Projeto e-COO em: Agricultura familiar: desafios e limites no desenvolvimento do Projeto e-COO

Autoras: Raizza Lopes; Lúcia Nobre; Júlia Nyland; Viviani Kwecko.

Trabalho originalmente apresentado no IV Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária (CONPES). Disponível em: IV CONPES