O evento “e-COOAR: Diálogos em Tecnologias Sociais” ocorrerá de 23 a 25 de abril de 2025, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), reunindo agricultores, familiares, pesquisadores, estudantes e instituições para compartilhar experiências sobre Tecnologia Social, Economia Solidária e Agricultura Familiar.
A programação contará com debates, rodas de conversa, oficinas, exposição artística e uma feira de produtores regionais, promovendo um espaço de troca de saberes e fortalecimento das redes de cooperação. As atividades iniciam no primeiro dia com a apresentação da plataforma tecnológica “e-COO: Cooperativismo de Plataforma para o fortalecimento da agricultura familiar”, além de debates sobre tecnologia social e economia solidária.
No segundo dia sediaremos o “Encontro de Tecnologia Social da Região Sul” da ABEPETS, com rodas de conversa sobre experiências e iniciativas de Tecnologias Sociais na região Sul. O terceiro dia será dedicado à Oficina de aplicação da Matriz SWOT (FOFA), vinculada ao projeto “Plano de Desenvolvimento para o Arranjo Produtivo Cooperativo Local (APCL): Estratégias para a consolidação do Cooperativismo de Plataforma no contexto da Agricultura Familiar na região estuarina da Lagoa dos Patos”.
O evento contará também com espaços para debates, exposição artística e feira de produtores regionais. De forma ampla, busca criar uma rede de aprendizado contínuo, fortalecendo as ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura entre os participantes
As inscrições gratuitas para o evento estão organizadas da seguinte forma: você pode se inscrever para o 1º e 2º dia juntos, ou apenas para o 3º dia separadamente até o dia 10 de abril. Fique atento(a) ao selecionar a opção que melhor se encaixa na sua participação! Veja abaixo a programação completa para mais detalhes. Inscrições para o evento no link.
Feira Livre e-COOAR
Estaremos realizando uma feira livre para os participantes interessados em vender produtos da agricultura familiar e/ou artesanais da sua localidade! No intuito de conectar essas produções, disponibilizaremos 15 bancas para a exposição de produtos da sua região. Inscrições para a feira pelo link.
PROGRAMAÇÃO
1º Dia: Lançamento da Plataforma e-COO
(Local: CIDEC Sul – FURG)
- Credenciamento (10hs – 12hs)
- Tarde (13h30 – 17h30)
- Mesa de Abertura
- Diretrizes institucionais da Universidade
- Políticas públicas e Ministérios
- Apresentação da Plataforma e-COO: Cooperativismo de Plataforma para o fortalecimento da agricultura familiar
- Coffee Break (17h00 – 17h30)
- Cultura e Exposição (durante os 3 dias)
- Ressoar: Pesca artesanal, agricultura familiar e os desafios das mudanças climáticas
- Noite (17h30 – 19h30)
- Mesa: “Plantando Conexões – Tecnologia Social e Economia Solidária”
- Participantes:
- Carolina Bagattolli (UFPR)
- Ednalva Felix (UFSM)
- Aline Mendonça (UFRGS)
- Fundação Banco do Brasil
- Mediação: Viviani Kwecko (FURG)
- Debate aberto (50 min)
- Participantes:
2º Dia: Encontro de Tecnologia Social da Região Sul – ABEPETS e Fundação Banco do Brasil
(Local: CIDEC Sul – FURG)
- Manhã (09h – 12h)
- Mesa 1: Experiências de Tecnologias Sociais em diálogo
- RS: Melhoria da Renda por Meio de Tecnologias Sociais Integradas (Fundação Luterana de Diaconia)
- SC: Pitanga Rosa: Agroecologia, Saúde e Qualidade de Vida (Associação Pitanga Rosa)
- Coffee Break (10h30 – 11h)
- PR: Projeto Sementes Para Todos (AOPA – Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia)
- Movimentos Sociais
- Intervalo para almoço (12h – 13h30)
- Tarde (13h30 – 17h30)
- Mesa: Ações de Tecnologia Social: diálogo entre a Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (ABEPETS) e a Fundação Banco do Brasil
- Coffee Break (15h30 – 16h)
- Debate sobre estratégias e encaminhamentos da Tecnologia Social e Economia Solidária na Região Sul
3º Dia: Projeto “Plano de Desenvolvimento para o Arranjo Produtivo Cooperativo Local (APCL)”
(Local: Oceantech – FURG)
- Manhã (09h – 12h)
- Abertura e apresentação do projeto APCL
- Diagnóstico da Agricultura Familiar na região estuarina
- Coffee Break (10h30 – 11h)
- Introdução à Matriz SWOT (FOFA) e dinâmica da oficina
- Intervalo para almoço (12h – 13h30)
- Tarde (13h30 – 17h30)
- Oficina Matriz SWOT (FOFA)
- Apresentação e consolidação dos resultados
- Discussão coletiva e rodada de contribuições
- Coffee Break (15h30 – 16h)
- Encerramento institucional e envio do formulário de avaliação