O Cooperativismo de Plataforma pode ser como “uma forma de organização que busca promover a colaboração e a solidariedade entre os trabalhadores e trabalhadoras de plataformas digitais” (Alvear et al., 2023, pág. 51). Nessa perspectiva encontra-se o Projeto intitulado “e-COO – Cooperativismo de Plataforma: Inovação e Tecnologia social para o fortalecimento da agricultura familiar da Região geográfica imediata de Pelotas”.
O Projeto busca propor uma plataforma tecnológica para facilitar a comercialização solidária em um contexto cooperativista de “redes de redes”. O modelo envolverá Tecnologia Social com base no Cooperativismo de Plataforma. Será aplicado na produção, comercialização, distribuição e consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar. Inicialmente, na etapa de Modelagem do Ecossistema Tecnológico do Plataforma, o aplicativo Telegram foi definido como possível canal para a comercialização dos produtos oriundos da Agricultura Familiar.
Porque o Telegram?
O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas globalmente reconhecido, desenvolvido pelos irmãos russos Pavel e Nikolai Durov e lançado em 2013. Nos últimos anos, o Telegram alcançou uma notável popularidade, especialmente, por ser um aplicativo livre, gratuito e demandar baixo consumo de dados. Dessa forma, o aplicativo é uma opção eficiente em locais onde as redes de internet são limitadas, fato comum para muitos agricultores familiares.
Além disso, outro ponto positivo é que o Telegram possui uma interface intuitiva e de fácil utilização. Na fase inicial em que o Projeto se encontra, já foi possível testar um boot que permitirá uma interação simples dos agricultores com o aplicativo de mensagens. Sendo assim, espera-se que com apenas alguns cliques, os produtores sejam capazes de comercializar alimentos. Essa acessibilidade contribui para nivelar a lacuna digital entre as zonas rurais e urbanas. Assim, permitindo que os agricultores se beneficiem das vantagens das comunicações modernas e do compartilhamento de informações com baixa complexidade tecnológica.
Referencias
ALVEAR, C. A.; NEDER, R.; SANTINI, D. Economia solidária 2.0: por um cooperativismo de plataforma solidário. Revista P2P e INOVAÇÃO, v. 9, p. 42-61, 2023. DOI: 10.21721/p2p.2023v9n2.p42-61 Acesso em: 16 ago. 2023.
Resumo não publicado produzido pelos autores: Vinicius Mackmillan de Albuquerque; Kamila Debian Victor; Marcelo Rios Kwecko, Viviani Rios Kwecko; Lucia Regina Nobre; Silvia Silva da Costa Botelho.


